Vale a Pena Fazer?


Fazer um casamento com as próprias mãos pode ser maravilhoso, mas exige tomadas de decisões conscientes e muita organização. Antes de mergulhar fundo no universo do faça você mesmo leia com atenção as dicas abaixo. A palavra de ouro é ponderação. Dependendo do contexto em cada noiva está inserida, algumas coisas valem o esforço outras nem tanto. Vamos pensar juntas...

1) DÊ PREFERÊNCIA A PROJETOS ÚNICOS
Simples: fazer um buquê ou enfeite para o cabelo da daminha ou um topo de bolo requer menos tempo que fazer centenas de lembrancinhas, por exemplo. Quanto maior sua festa, mais cansativo e demorado será a execução de peças que sejam destinadas a todos os convidados. Por mais simples que o projeto possa parecer, quando junto com todas as demais tarefas, ele pode ser tornar um peso! Mas se você tem tempo e disposição de sobra... mão à obra (e começe o quanto antes) - eu falei que tudo depende do contexto da noiva.
Outra vantagem dos projetos únicos: caso você não tenha gostado do resultado final de seu trabalho, é mais fácil encomendar algo individual há poucas semanas da festa que, por exemplo, muitos convites. Geralmente grandes encomendas requerem um prazo maior para elaboração.

2) RECONHEÇA SUAS HABILIDADES
Tem noivas talentosíssimas, outras nem tanto. Veja o que, de fato, você consegue fazer com qualidade. Ou, pelo menos, teste com bastante antecedência (em prazo hábil para, caso desista, contratar especialistas). Cuidado com projetos muito trabalhosos e difíceis de serem executados por quem não tem experiência. Você pode perder tempo e dinheiro e ainda correr o risco do resultado final não lhe agradar.
É sempre mais seguro optar pelo simples e elegante. Por exemplo, um convite simples, mas bem feito, causa melhor impressão que um box com um acabamento ruim.

3) PRIORIZE PROJETOS QUE POSSAM SER FEITOS COM ANTECEDÊNCIA
Tudo que puder ser feito bem antes e guardado é melhor. Deixar tarefas para próximo do casamento é um perigo: você pode não dá contar em meio a tantos compromissos e não ter mais tempo de contratar especialistas. Eu teria medo de ficar responsável por fazer os arranjos com flores naturais ou comidas, por exemplo. Se resolver abraçar coisa do tipo, conte com a ajuda de alguém de muita confiança.  

4) (NÃO) FAÇA TUDO SOZINHA
Eu sempre trabalho muito em meus projetos porque não consigo confiar no trabalho dos outros, mas isso é um defeito. O natural é você pedir ajuda de pessoas próximas para algumas tarefas, assim o trabalho vai mais rápido e fica mais divertido (tão gostoso compartilhar as coisas, não é mesmo?). Mas aí vai minha dica: não custa repetir, não deixe tarefas nas quais você conta com a ajuda de alguém para em cima da hora, pois a pessoa pode te deixar na mão ou ter um imprevisto muito grave que a impossibilite de cumprir com o prometido.

5) ESTABELEÇA PRAZOS
Liste exatamente o que você pretende fazer, estime o tempo que vai requerer para ter cada coisa pronta e organize um calendário de tarefas, de acordo com o tempo que você tem disponível para executá-las. Se seu tempo é curtíssimo nem adianta pensar que vai poder abraçar o mundo. Com esse calendário você pode ir verificando se está com tudo em dia ou já tá bem atrasada. Se isso acontecer é hora de rever seu planejamento e estabelecer metas e prazos mais razoáveis e fáceis de serem atingidos. Nessa reorganização talvez haja necessidade de cortes.

6) INICIE PELO ESSENCIAL (O SUPÉRFLUO PODE ESPERAR)
Organize sua lista de desejos DIY colocando no topo aquelas coisas que não podem faltar, que são realmente importantes. Aquilo que for complemento deixe para depois. Porém aqui cabe uma observação: o que é supérfluo pra mim, pode ser o sonho de uma noiva. Neste momento seu desejo de noiva é que deve dizer o que realmente é importante, só não esqueça do clássico e essencial, tá?

7) REÚNA PROJETOS QUE CONVERSEM ENTRE SI
Vou falar aqui de uma regrinha básica das especialistas em decoração de casamento, mas já aviso que regras jamais devem ser superiores aos sonhos de uma noiva, tá? Pois bem, às vezes vamos vendo tantas ideias bacanas e daí, sem pensar se elas combinam ou não entre si, vamos abraçando tudo. O resultado é uma salada mista: romântico, descontraído, moderno, vintage, clássico, rústico... Antes de decidir o que vai, de fato, se aventurar a fazer, estabeleça um estilo e uma paleta de cores (essa tarefa é difícil, são tantas as possibilidades!). O resultado final será mais harmônico e belo.

Dicas e sugestões são bem vindas aqui!
Beijos

12 comentários:

  1. Adorei tuas dicas, são mto prudentes. Tb tenho o péssimo hábito de não saber delegar tarefas! Estou tomando o maior cuidado pra dar conta daquilo que me dispus a fazer.
    Gosto mto do teu blog :)
    Denise

    ResponderExcluir
  2. Dica super consciente.
    Na realidade é um conselho a ser seguindo. Para quem dar o seu toque pessoal a qualquer festa!

    ResponderExcluir
  3. Estava precisando conhecer esse blog...!!!
    Amei... Virei seguidora fiel agora com tantas dicas bacanas...!!!

    ResponderExcluir
  4. Quero convidá-la a conhecer o meu blog de decoração de festas no estilo provençal.0 Atelie Colorindo a vida com blog na Interne link http://artesanatocolorindoavida.blogspot.com/ é uma referência e, aluguel de cenário provençal. Quando você contrata cenário de locação tem como cortesia toda a decoração e a arrumação da mesa de doces como nas fotos publicadas no blog. Um trabalho que traz tranquilidade á cliente no dia da festa

    0 acervo é exclusivo composto por peças desenhadas, recortadas a laser de bom gosto.

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas, já fiz minha listinha, mas tenho que estabelecer prazos.

    Muito obrigada pelas sugestões incríveis.

    :D

    ResponderExcluir
  6. Também quero este selinho! lá no meu blog tem um post sobre a decoração do meu casamento que foi toda feita com garrafas enfeitadas por mim. Dá uma passadinha lá!
    bjos
    http://floresefirulas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Seu blog é o melhor! Estou encantada com as idéias e delicadezas.

    ResponderExcluir
  8. Suas dicas foram TÃO mas TÃO úteis pra mim que eu até fiz um post compartilhando!! =] Obrigada, Jane!!

    http://asmelhoresamigasdanoiva.blogspot.com.br/2013/08/organizando-os-seus-diys.html

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Ameiii as dicas eu tbm tenho dificuldade de confiar em outras pessoas pra fazer as tarefas e acabo sobrecarregada, mas ja fiz minha listinha e ja comecei a executa-la. :)

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...